Imagina o Futuro, Muda o Presente: Carta Aberta

Carta Aberta
Em 2025 terá início um novo ciclo na cidade do Porto. É tempo de construirmos, em conjunto, um futuro mais sustentável e justo: uma cidade inclusiva e democrática.
Depois de 24 anos de governos de direita, as próximas eleições autárquicas representam a melhor oportunidade para iniciarmos um caminho em direção ao futuro que queremos. As forças de esquerda, progressistas e ecologistas, são a alternativa política que pode recuperar a esperança e o desígnio duma cidade onde todas as pessoas vivam condignamente, independentemente da sua origem ou condição social.
Para concretizar esta visão de futuro é urgente realizar um diálogo construtivo e participado em torno das políticas que Abril nos trouxe: a garantia dos direitos fundamentais, o acesso à habitação, a defesa do Estado Social e dos Direitos Humanos, a luta contra todas as formas de desigualdade e discriminação.
É imperativo criar esta convergência em uníssono com o futuro do nosso planeta: com políticas ecologistas que nos permitam uma transição ecológica justa que não deixe ninguém para trás, que melhore a mobilidade coletiva e aumente os espaços públicos de qualidade.
E, por último, é necessário que o tempo para usufruir deste projeto seja uma realidade, quer na relação equilibrada do trabalho com a vida pessoal, quer na possibilidade de uma vida coletiva participada, onde a cultura tenha um papel de destaque.
Todas as pessoas, organizações da sociedade civil e partidos políticos que partilhem desta visão para a nossa cidade têm a responsabilidade de construir, em conjunto, a cidade do futuro que o Porto pode ser.
Se consideras que é urgente um movimento que una esta visão com a ação e que é urgente dar início a um processo de transformação político na cidade do Porto, subscreve esta carta!