Por que é que os Super Hiper Mega Ricos pagam menos impostos que tu?

Vivemos numa época em que uma ultra-minoria de ultra-ricos concentra uma parte desproporcional da riqueza global e, com ela, um poder avassalador sobre a nossa sociedade e as nossas instituições democráticas. Estes super hiper mega ricos, como Elon Musk, não se contentam em acumular fortunas inimagináveis —moldam também políticas públicas, financiam campanhas eleitorais e controlam meios de comunicação social, criando um desequilíbrio que ameaça a própria essência da democracia.
Quando investem milhões em campanhas políticas e influenciam eleições, não estão apenas a exercer os seus direitos. Estão a manipular o sistema para proteger os próprios interesses e perpetuar a desigualdade. No fundo, quem é que realmente governa? Aqueles eleitos pelo povo ou aqueles que têm os recursos para moldar a opinião pública e silenciar as vozes discordantes?
No LIVRE, defendemos que está na hora de exigir que estas fortunas astronómicas contribuam de forma justa para a sociedade. A nossa proposta de tributar os super hiper mega ricos não é só uma questão de justiça fiscal — é uma defesa da democracia e do bem comum. Com um imposto sobre grandes fortunas, poderemos fortalecer a justiça fiscal, combater a pobreza estrutural e financiar a transição ecológica.
Portugal tem agora uma oportunidade de apoiar o esforço global para tributar os ultra-ricos. Enquanto país convidado pelo Brasil para participar no G20 onde o tema será discutido a 18 de novembro, o LIVRE defende que o governo se coloque ao lado dos países que têm vindo a pedir a justa tributação dos ultra ricos. Mas este é apenas o primeiro passo e há muito mais que podemos e devemos fazer.
Junta-te a nós nesta luta! Assina a petição e exige justiça fiscal.